quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vamos para nossa primeira oficina! Música para relaxar...

Oficina de Musica:

Duração: dois encontros.

Objetivos: resgatar a musica que se ouvia na época do Solar da Marquesa; cantar musica que as crianças ouvem nos dias de hoje; introduzir instrumentos feitos também com objetos reutilizáveis para que descubram diversos sons. Cantar e tocar uma musica infantil de escolha deles e que seja comum entre eles.

Desenvolvimento: Não fugindo da nossa grade inspiração “O Solar da Marquesa”, levaremos as crianças musicas que eram tocadas na época, traremos para discussão e comparação as musica que as crianças ouvem hoje; mostraremos que a musica nada mais é que uma poesia cantada, e que se apenas tivermos a letra de uma musica, terá uma poesia então levaremos a elas matérias para que possam fazer alguns instrumentos. Por fim, nesta oficina ensaiaremos uma musica infantil que eles escolherem, para que seja tocada no sarau.

Em grande grupo: Todos estarão em um grande grupo, participaram da roda musical para que ensaiem a musica e ouçam juntos os sons dos instrumentos.

Materiais: Musicas da Época do Solar, CDs de musicas infantis, CDs de musicas diversas, violão, latinhas de refrigerante, grãos, latas de leite em pó e lápis.

Orientação: O papel do professor nesta oficina será de propor as crianças que ouçam musicas de diversos estilos, que se respeitem nos gostos de ritmos e estilos, que construam seus próprios instrumentos, e que discutam sobre as músicas atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário